Cuide dos rins para cuidar da saúde

09 / 18 / 2014
Postado por: Super User
Acessos: 3197

A importância dos rins é tão grande que viver sem eles faz com a pessoa tenha passar por diálise todos os dias de sua vida para que o corpo não pare de funcionar.

Além disso, a falta de cuidado com estes órgãos do tamanho do seu punho e formato de feijão pode contribuir para uma grande queda na qualidade de vida. Mas qual é a real função do rim e como ele ajuda nosso corpo a funcionar normalmente?

Localizados na parte central das costas, um em cada lado da coluna vertebral, os rins recebem cerca de 20% do sangue que é bombeado pelo coração para o corpo, uma quantidade gigante para seu pequeno tamanho. Isso acontece devido as fundamentais funções que estes órgãos realizam: remover resíduos do organismo como substâncias tóxicas, drogas, ureia e amônia; manter o volume constante de água no corpo; ajuda a regular a pressão sanguínea; estimula a produção de glóbulos vermelhos; mantêm o nível de cálcio no organismo, entre outros.

O grande problema é que os rins são órgãos muito fortes e isso pode ser negativo, pois os efeitos de algum problema podem se manifestar apenas quando o estado já é grave. A Doença Renal Crônica (DRC) é o melhor exemplo disso, pois não tem um aviso prévio que está lá, destruindo as estruturas renais deixando a situação crítica quando finalmente é diagnosticada. Além de ser uma doença silenciosa, a DRC causa sintomas (cansaço, insônia, inchaço no corpo, urina espumosa, etc.) que podem ser confundidas com algum outro problema mais comum. Por isso, é importante fazer consultas frequentes ao seu médico, se submetendo a exames no corpo todo para evitar problemas.

A prevenção ainda é melhor caminho para cuidar de sua saúde. Em relação aos rins, principalmente se você é diabético ou possui pressão alta, consulte um especialista para ver como está o funcionamento dos órgãos. Da mesma forma dos distúrbios citados, é preciso ter cuidado com a balança. Estar acima do peso, em especial obesos, também é um grupo de risco da DRC, pois com a formação de gordura, pode haver sobrecarga do trabalho de filtração dos rins, causando problema para todo o corpo.

Portanto, cuidado com a alimentação é essencial, evitando qualquer tipo de comida com excesso de gordura, principalmente saturada, e também o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (uma taça de vinho por dia pode ajudar) e cigarros. Ao adotar uma dieta equilibrada, ingerindo alimentos ricos em vitaminas e fibras vai ajudar a manter as funções renais em perfeita ordem. Cuidar da saúde de seus rins é cuidar da sua vida!

Fonte: http://www.dicadesaude.com/

            Conectpb